17 de fevereiro de 2010

ORIENTAÇÕES PARA LER, ESCREVER E APRENDER CADA VEZ MELHOR

A seguir são propostos alguns procedimentos que, caso sejam exercitados cotidianamente, podem ser muito eficientes para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, tão necessárias para que o aprendizado seja realmente completo.
1. Técnicas de leitura:
1.1. Tipos de leitura e seus objetivos.
Lemos:
 Por prazer;
 Para obter informações gerais, atualização;
 Para obter informações precisas e exatas, analisá-las e escrever um texto relativo ao tema;
 Para estudar, desenvolver o intelecto;
 Para seguir instruções;
 Para revisar um texto.
1.2.Procedimentos estratégicos de leitura:
 Estabelecer um objetivo claro;
 Observar títulos e subtítulos;
 Analisar ilustrações;
 Reconhecer elementos textuais importantes;
 Reconhecer e sublinhar palavras-chave;
 Identificar e sublinhar, ou marcar na margem, fragmentos significativos;
 Relacionar e integrar sempre que possível esses fragmentos a outros;
 Decidir quando se deve consultar o glossário ou o dicionário;
 Tomar notas sintéticas de acordo com os objetivos.
1.3. Sublinhar com inteligência
 Sublinhar apenas as idéias principais e os detalhes importantes;
 Não sublinhar na primeira leitura;
 Reconstituir o parágrafo a partir das palavras sublinhadas;
 Destacar, de alguma forma, as idéias principais das secundárias;
 Destacar as passagens mais significativas com linha vertical à margem do texto;
 Destacar, com um sinal de interrogação, pontos de discordância.
1.4. Elaboração de esquemas
 Para maior apreensão do conteúdo, tente reproduzir ou refrasear o que foi lido;
 Esquemas servem para definir o tema, hierarquizar as partes de um todo e tornar possível a visão global.
1.5. Elaboração de resumos
 Resumos servem para condensar o conteúdo de um texto, ou seja, para reduzir o texto a seus elementos de maior importância.
 O resumo é diferente do esquema porque é formado por parágrafos de sentido completo; sua leitura dispensa a do texto original, no que diz respeito ao levantamento do conteúdo.
 Não se deve tentar resumir um texto antes de lê-lo e entendê-lo inteiro, de sublinhar as partes mais importantes e de fazer breves anotações à sua margem.
1.6. Uma tarefa prática de leitura
Escolha um texto de sua preferência, leia-o e responda:
a) Quem escreve o texto?
b) Que tipo de texto é?
c) A quem se destina?
d) Onde é veiculado?
e) Qual o objetivo do autor?
f) Com que autoridade o autor defende suas idéias?
g) O que já sei ou já refleti sobre o tema?
h) Há outros textos sendo citados?
i) Quais as principais idéias?
j) Como está dividido o texto? (objetivos, conceitos, definições, argumentos, conclusões...)
k) Com que argumentos as idéias são defendidas?
l) Onde e de que maneira a subjetividade do autor está presente?
m) Quais são os testemunhos utilizados?
2. Técnicas de escrita:
2.1. Para escrever bem é imprescindível:
 Escrever todos os dias;
 Acreditar que você pode escrever e que está melhorando;
 Considerar a escrita como uma habilidade importante para o nosso sucesso profissional;
 Ler muito, ler diversos tipos de texto, ler melhor a cada dia.
 Tentar conhecer e analisar o seu próprio processo de produção de texto.
 Afastar o desânimo se a primeira versão do texto não for satisfatória.
 Cultivar a paciência.
 Compreender que várias releituras garantem o aperfeiçoamento do texto.
 Reconhecer que reescrever é o processo natural de construção de um bom texto.
 Mostrar para outra pessoa e aceitar sugestões, pois é uma prática muito produtiva.
2.2. Procedimentos para a escrita de um texto:
 Fazer anotações independentes;
 Escrever tudo o que vem à mente, de acordo com o fluxo de pensamento;
 Fazer uma lista das palavras chave, depois reordená-las, hierarquizando-as;
 Construir um parágrafo para desbloquear e, depois, desenvolver as idéias ali expostas;
 Escrever a idéia principal e as secundárias em frases isoladas para depois interligá-las; ou elaborar uma espécie de esquema geral do texto;
 Organizar mentalmente grandes blocos de texto, escrevê-los e reestruturá-los depois da leitura.
2.3. Pensando na organização do texto
 Qual é minha idéia central?
 Como posso defendê-la?
 Que exemplos são mais interessantes? Quem devo citar?
 Que palavras escolher? Como devo me dirigir ao leitor?
Bibliografia utilizada:
GARCEZ, Lucília H. do Carmo. Técnica de redação. São Paulo: Martins Fontes, 2002
RUIZ, João Álvaro. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo : Atlas, 2002.

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