17 de fevereiro de 2010

ATENÇÃO AOS ASPECTOS IMPORTANTES NA HORA DO ESTUDO!

Ambiente: escolha um ambiente adequado, com boa luminosidade e ventilação. De preferência, estude sempre no mesmo local e com alguma luz direcionada aos cadernos e livros. Lembre-se também de uma alimentação saudável.
Postura: mantenha sua coluna ereta, sentando-se adequadamente na cadeira. Evite estudar deitado, pois os " cochilos " poderão acontecer.
Dúvidas: procure sanar as dificuldades, à media que surjam. O dicionário poderá ser um forte aliado. Faça consultas para compreender algo que não esteja bem claro. Persistindo a dúvida, registre-a e converse com a sua professora na próxima. A auto-correção é um bom momento de revisão.

“Não deixe de realizar suas tarefas de classe e de casa”.

Material: coloque na mesa todo material que julgar necessário para a realização de suas tarefas. Evite levantar-se para buscá-los em outros locais. Antes de iniciar os trabalhos, consulte sua agenda escolar, para selecionar melhor estes materiais.

"Copiar a agenda escolar diariamente ajudará".

Computador: computador e Internet são poderosos instrumentos de estudo, porém tome cuidado com as "tentações”. Games e salas de bate papo são extremamente dispersivos no momento da realização das tarefas.
Tempo: depende da quantidade de tarefas e do seu nível de concentração. Vale lembrar que estudar todo dia ajuda a formar hábito de estudo, evitando o acúmulo de conteúdos e dúvidas. Por isso, reserve um tempo diário para sua tarefa.
Estudar com colegas: estudar acompanhado enriquece conteúdos, complementa idéias, porém fique atento para aproveitar positivamente esta troca de conhecimentos, evitando conversar e brincar mais do que estudar e pesquisar.
Interrupções: telefonemas interrompem sua concentração e quebram seu ritmo de estudo. Quanto mais constantes eles forem, mais lenta será sua produção. Fofocas, passatempos entre outras possibilidades acabam atrapalhando seu horário de estudo.
Não deixe que essas interrupções sirvam de desculpas para mais perda de tempo.

Nenhum comentário: